segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Bonsai

   Há muitos anos eu ganhei um bonsai da espécie Ficus de presente. Na época, não sabia como cuidar e não me interessei. Desde que chegou aqui, não teve muitas mudanças em seu formato, apenas cresceu um pouco e os galhos mudaram levemente de direção.
   Nessas férias, passei a prestar mais atenção nas plantas da minha casa e a regá-las. Percebi que o bonsai parecia fraco e sem vida. Ao pesquisar na internet, aprendi os cuidados que necessitam.
   Hoje transplantei o bonsai para um vaso mais fundo e com terra adubada. Estou muito entusiasmada para que ele melhore! Passando o período de descanso após a transplantação, vou podá-lo um pouco e direcionar os galhos para a lateral. O tronco deverá engrossar também. Futuramente, postarei mais fotos para mostrar como ele ficou.

 Curiosidades
  •  Descobri que na cidade de São Paulo há um Hotel para Bonsais. Os donos podem deixar suas mini-árvores lá enquanto estão viajando para que sejam regadas e recebam os cuidados necessários.
  • Também em São Paulo, há um Hospital destinado ao socorro de  bonsais afetados por pragas ou doenças. Você pode ligar e se informar sobre a situação de saúde de seu paciente.
  •  Cultivar bonsais é algo que exige muita paciência, pois demoram anos para que possamos ver os resultados.
  • Se o seu bonsai está sofrendo um ataque de lesmas, faça uma armadilha: coloque um copo com cerveja perto do vaso, as lesmas irão beber e se afogar!
  • Para ler dicas e aprender mais sobre a arte Bonsai, visite o site Bonsai Kai.
  • Há alguns anos, para uma família japonesa se considerar com tradição ela deveria possuir um bonsai com pelo menos 300 anos. 
  • Um bonsai não é só mais uma planta que você tem em casa, é uma arte e um hobby.

4 comentários:

  1. Tenho um pé de romã na "versão" bonsai :D é super bonitinho, dá frutinhas e tudo. Mas tem que saber cuidar ^^
    Isabela

    ResponderExcluir
  2. Oi! Você ganhou um selinho de qualidade da Teen's Books. Confira! http://teens-books.blogspot.com/2012/01/selinho-de-qualidade-2.html

    Beijinhos, Equipe TB.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...